/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

"Contando Histórias": Preservação de valores estão entre os segredos para consolidação de grupo no mercado capixaba

O presidente do Grupo Buaiz, Américo Buaiz Filho, contou sua trajetória desde os estudos até se consolidar como um dos principais líderes do Estado

Redação Folha Vitória
audima
audima
Américo Buaiz Filho durante o evento Foto: Everton Nunes

Por Edu Kopernick

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

 Os mais importantes empresários da indústria do Espírito Santo atentos a uma história de empreendedorismo. Uma  história que ajudou a fortalecer e transformar o Estado. No Meeting de Líderes promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho contou um pouco da história das empresas do grupo e de sua trajetória pessoal.  O  projeto Contando Histórias, que está na sua segunda edição, aconteceu na pousada Pedra Azul, na região de montanhas.

Veja a galeria de fotos do evento!

O presidente do Grupo Buaiz contou sua trajetória desde os estudos até se consolidar como um dos principais líderes do Estado. No depoimento lúcido e emocionado, “Mequinho”, conhecido assim por amigos e pessoas próximas, contou como escolheu sair do Estado para estudar no Rio de Janeiro e como queria conduzir a vida profissional de forma independente, sem se beneficiar dos negócios do pai, o icônico "Capitão da Indústria”, Américo Buaiz. Mas a vida profissional acabou de volta para o Espírito Santo. E a volta foi fundamental para a criação de um dos mais sólidos grupos empresariais do Estado.  Não foi a única história da noite. Outras experiências acabaram revelando um empreendedor focado que aprendeu a lidar com adversidades de forma muito particular e que acabou achando em si mesmo mecanismos para se auto conhecer e crescer cada vez mais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Compartilhar sentimentos, experiências e vivências é muito importante. Um momento particular de poder ter essa experiência de falar para as pessoas e ouvir delas essa resposta toda”, conta o palestrante.

A plateia ficou em total silêncio durante os 30 minutos de palestra. Tudo foi apresentado de forma descontraída, em forma de conversa. Cada ponto da história de formação de patrimônio e do desenvolvimento das empresas do Grupo Buaiz foi explicado. E de acordo com a visão  do empresário que ajudou a construir toda riqueza.

O evento não para na palestra de Americo Buaiz Filho. Mais duas palestras estão programadas para este sábado, na Pousada Pedra Azul em Domingos Martins. O encerramento contará com uma festa julina. Mais do que reunir os nomes mais importantes da indústria do Estado, o Meeting de Líderes promovido pela Findes tem como foco aproveitar as experiências de empresários renomados e de sucesso como fonte de inspiração. Para o presidente da entidade, Marcos Guerra, é uma forma de transformar histórias de vida em exemplos para vencer dificuldades.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“A Federação das Indústrias promoveu esse evento para falar um pouco de economia, de realizações, de integração. A ideia do” Contando Histórias” é trazer não só pessoas que realizaram, mas pessoas que realizaram, estão realizando e têm muito ainda a realizar. A História do “Mequinho” é um pouco de tudo isso. Nada mais oportuno que esse momento que passa o país para ouvir essas histórias”, explica Guerra.

E depois de passar a limpo uma vida inteira dedicada ao legado da família, fica a certeza de que a missão está sendo cumprida com louvor.  “O sentimento é de grande realização. Porque não é fácil ter uma empresa, ainda mais no Brasil, que tenha 74 anos de existência, que chegue a sua quarta geração de forma saudável, preservando princípios, valores. Ainda mais em um país em que não é comum que se preservem valores. Por isto em me sinto muito realizado”, afirma Americo Buaiz Filho.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.