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Economia

Governadores do ES e do RJ querem agilidade na implantação do projeto de ferrovia

Governadores dos dois estados apontam o projeto da EF-118 como prioritário para o escoamento da produção nos dois estados. Outras duas audiências públicas deverão acontecer

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Governador do ES defende a implantação da ferrovia em favor do desenvolvimento do estado Foto: Divulgação/Governo
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Os governos do Rio e do Espírito Santo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) querem agilizar a elaboração do projeto da Ferrovia EF-118, que ligará portos dos dois estados. O detalhamento das obras ocorreu hoje (10), durante audiência pública na Associação Comercial do Rio de Janeiro. O governador Paulo Hartung esclareceu que o projeto garante competitividade ao Brasil e retoma a visão do desenvolvimento ferroviário, "perdida de forma equivocada no país", com a priorização de rodovias.

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Para Hartung, é preciso estabelecer uma agenda que enfrente "o baixo astral no país". "Vivemos um momento em que, se deixar, o baixo astral toma conta. Precisamos enfrentar essa tendência negativa que toma conta do país. Não podemos enfrentar de cabeça baixa, muito menos pensar 2018 em 2015", disse o governador capixaba.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse que espera que o planejamento seja finalizado até o final deste ano. Para Pezão, a ferrovia é vital para o Rio, Espírito Santo, Minas Gerais e o Brasil. 

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"Não tem data. Estamos na fase de audiências públicas, mas quero que cheguemos ao fim do ano com a engenharia para começar em 2016", informou o governador. "É uma ferrovia muito importante para nós e vital para o Rio, Espírito Santo, Minas e o  Brasil inteiro. Passará por todos os portos e pelo Porto do Açu, que é uma nova fronteira do desenvolvimento. Será um porto com capacidade para receber grandes navios."

O projeto está orçado em R$ 7,6 bilhões e faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado mês passado pela presidente Dilma Rousseff. A extensão da ferrovia será de 577,8 quilômetros.

Do total, 404,6 km será  no Rio e 169,2 km no Espírito Santo, interligando terminais portuários de características diferentes nos dois estados, entre eles Sepetiba, Itaguaí e Macaé, no Rio, e Ubu, Vitória e Tubarão, no Espírito Santo. 

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A malha cortará 25 municípios, partindo de Nova Iguaçu, na região metropolitana do Rio, onde se conectará com a malha concedida à MRS Logística S.A, que liga o Rio a São Paulo e Minas. No Espiríto Santo, haverá ligação na cidade de Cariacica com a Estrada de Ferro Vitória Minas, concedida à Vale S.A.

Em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, a ferrovia será ligada à futura Estrada de Ferro Transcontinental, projeto que pretende estabelecer um caminho sobre trilhos para o Oceano Pacífico, chegando ao Peru.

Depois das audiências públicas, o projeto será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de que possa ser licitado pelo governo federal e se tornar uma Parceria Público Privada.

Números

6 túneis
171 viadutos rodoviários
130 pontes ferroviárias
117 passagens inferiores 
60 passagens de pedestres
Orçamento previsto: R$ 7,6 bilhões.
Extensão: 577,8 km de extensão (169,2 km no ES e 404,6 km no RJ)
Potencial: 100 milhões de toneladas/ano

3ª Audiência Pública

Data: 17/7/2015
Horário: 9h às 13h
Onde: Campos dos Goytacazes (RJ)

4ª Audiência Pública

Data: 28/7/2015
Horário: 14h às 18h
Onde: Brasília (DF)

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