/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Porto em Vitória poderá receber navios de combustível de maior porte

Ampliação do sistema de combate a incêndio permitirá o porto da Capital atender navios de até 70000 TPB

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Pedro Permuy
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A instalação de um novo sistema de combate a incêndio permitirá que navios-tanques de maior porte atraquem no porto da Capital capixaba. A mudança deve ampliar a competitividade no mercado de combustíveis.

A ampliação do sistema de combate a incêndio permitirá o porto atender navios de combustível de até 70000 TPB, em atendimento às normas internacionais de referência.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

O diretor de infraestrutura e operações da Vports, Alsimar Damasceno, destacou que o novo sistema possibilitará receber navios maiores com um menor custo logístico de transporte. 

Atualmente mais de 75% dos combustíveis que abastecem o Espírito Santo, parte de Minas Gerais e sul da Bahia, tem sua cadeia logística concentradas no modal marítimo de cabotagem, majoritariamente recebidos na Vports, oriundos dos terminais de Santos, e eventualmente de São Sebastião e Angra dos Reis”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Projetos de desenvolvimento para Vila Velha serão apresentados nesta quinta

Segundo ele, o projeto permitirá receber não apenas navios-tanque da categoria "handymax size", mas também da classe "panamax", atendendo os dois principais players de derivados de combustível do Estado, a Oiltanking e as futuras instalações do Consórcio Navegantes (Raízen, Ipiranga e Vibra).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além disso, abre possibilidade de maior produtividade individual, para os players atuais com linhas dedicadas à recepção de carga, que vão permitir descarregar simultaneamente até três tipos de produtos, com potencial de 30% de incremento da prancha operacional, reduzindo assim o tempo de estadia.

Ter um terminal com capacidade de receber esses navios-tanques, traz um diferencial competitivo para importação direta de outros fornecedores mundiais, como Estados Unidos, oriente médio e Rússia, bem como outras refinarias nacionais em expansão”, complementou.
Carregando...


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.