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ARTIGO IBEF

Marcas rentáveis: como o registro de marca impulsiona o fluxo de caixa

Existem várias razões pelas quais as pessoas optam por não registrar suas marcas, como a falta de conhecimento sobre o processo de registro e os custos associados

IBEF-ES

Redação Folha Vitória
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Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
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*Artigo escrito por Diana Mantovani, formada em Direito na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), sócia Fundadora da Diluz, empresa especializada em registro de marcas, e diretora financeira do IBEF Academy.

O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Sua concessão se dá mediante pedido depositado junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. 

Apesar de muitos empresários terem consciência acerca da importância de registrar as suas respectivas marcas, outros muitos ainda relutam para realizar o registro. 

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No ano de 2023, foi registrada a abertura de mais de 3,8 milhões de novas empresas no Brasil, segundo dados do Mapa das Empresas, do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI). 

Por outro lado, no acumulado do ano de 2023, foram realizados apenas cerca de 402 mil pedidos de registro de marca, de acordo com o Boletim Mensal de Propriedade Industrial expedido pelo INPI em dezembro de 2023.

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Importante ressaltar que, inserido nesse número de protocolos realizados em 2023 no INPI, alguns protocolos são das mesmas empresas – ou por serem marcas diferentes, ou tipos de registro diferentes –, e muitos são de empresas que não necessariamente foram criadas no ano em questão. O ponto é que há incontáveis negócios sem a devida proteção marcária.

Neste prisma, existem várias razões pelas quais as pessoas optam por não registrar suas marcas, como a falta de conhecimento sobre o processo de registro, os custos associados ao registro, e por subestimar a importância estratégica e financeira da proteção da marca.

No entanto, o registro da marca é essencial, pois a potência e o reconhecimento da marca é um dos principais fatores que impulsionam o resultado financeiro da empresa.

De início, cabe ressaltar que nos círculos empresariais, o registro de marca é frequentemente percebido como uma mera formalidade legal – uma etapa a ser cumprida para proteger um nome ou símbolo e evitar que sejam usados por terceiros. Todavia, essa visão não abarca o aspecto mais relevante de se ter o registro da marca: o aspecto financeiro.

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Uma marca forte e bem consolidada pode oferecer a uma empresa grande potencial de gerar receita significativa e impulsionar o crescimento financeiro de várias maneiras.

Com o devido registro, a empresa tem o direito exclusivo de usar seu nome e identidade visual em seus produtos e serviços, de modo a estabelecer uma posição de destaque no mercado. 

Como resultado, os consumidores associam a marca a certos padrões de qualidade, confiabilidade e reputação, o que pode levar a uma demanda crescente e lealdade à marca ao longo do tempo.

Sobre o poder das marcas, o escritor Eduardo Vanzak, em seu livro “Crie marcas com almas: aprenda a construir marcas com propósito e crescimento exponencial”, reforça: 

“As marcas que realmente despertam a atenção são aquelas que se conectam com seus clientes em um nível mais profundo: geram fortes conexões porque tem propósitos e valores que estão sintonizados com os deles.”

Nesse contexto, com o desenvolvimento de uma marca forte, há, por conseguinte, um aumento no potencial de vendas da empresa. Quanto mais consumidores reconhecem e aprovam os produtos ou serviços da marca, mais visibilidade e presença de mercado se vislumbra. Tais características permitem que o faturamento da empresa aumente.

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Além disso, uma marca bem protegida tem o potencial de gerar receita através de parcerias, ou até com o licenciamento do uso da marca. 

Empresas que possuem marcas reconhecidas podem licenciar seu nome e logotipo para serem usados por terceiros – como no caso de franquias –, o que gera royalties e taxas de licenciamento significativas. 

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Essa estratégia não só aumenta o fluxo de caixa da empresa, mas também expande a presença da marca em novas áreas.

Inclusive, sob a ótica de valor de mercado, o registro de marca também desempenha um papel crucial no processo de valorização de empresas. 

Isso se dá porque uma marca forte e bem protegida pode influenciar positivamente a avaliação financeira da empresa, não por ser um ativo intangível em que se considerará um valor especulativo na avaliação, mas por ter grande potencial de gerar receita - e isso é visualizado nos números da companhia.

Por último, tendo em vista a prevenção de riscos futuros relativos à marca e ao seu potencial de gerar caixa, o registro é ideal. 

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Este pode ajudar a evitar custos legais e disputas caras, além de evitar que toda a identidade visual e o poder da marca já criado se perca pela necessidade de troca do nome. 

Todos os investimentos realizados para o fortalecimento da marca deverão ser refeitos, para que uma nova chegue – ou tente chegar – ao posicionamento desejado. E, assim, ao considerar tais investimentos que poderiam ser evitados, os resultados financeiros da empresa tendem a cair.

Tendo em vista as considerações acima elencadas, o registro de marca é um dos ativos mais valiosos de uma organização. 

Trata-se de um investimento estratégico com o potencial de impulsionar significativamente o crescimento financeiro de uma empresa, ao garantir sua posição no mercado, abrir novas oportunidades de receita, valorização, expansão, além de mitigar riscos futuros de impossibilidade de registro da marca e a posterior troca do nome.

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Portanto, pode-se afirmar que uma marca forte e protegida gera valor financeiro para as organizações.

Referências

- VANZAK, Eduardo. Crie marcas com almas: aprenda a construir marcas com propósito e crescimento exponencial. São Paulo: Editora Gente, 2021.
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- Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Boletim Mensal de Propriedade Industrial. Dez/2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/estatisticas/arquivos/publicacoes/boletim-mensal-de-pi_resultados-de-dezembro-2023-1.pdf>. Acesso em: 03/04/2024.
- Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração. Painéis do Mapa de Empresas. Disponível em: <https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas>. Acesso em: 03/04/2024.
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