/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Caixa libera R$ 25,4 bilhões do Pis/Pasep; veja quem tem direito e como receber

Cerca de 10,5 milhões de trabalhadores têm saldo disponível para saque. Se dinheiro não for retirado, recursos serão transferidos ao Tesouro Nacional

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Empregos e Concursos
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Caixa Econômica Federal liberou R$ 25,4 bilhões para cerca de 10,5 milhões de trabalhadores que possuem saldo de cotas do Pis/Pasep. Os valores podem ser sacados até 5 de agosto.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Edital de Chamamento Público para o pagamento foi publicada na quarta-feira (07) no Diário Oficial da União. Os beneficiários não precisam ir às agências para sacar o valor que têm direito, basta acessar o aplicativo do FGTS. 

De acordo com a Caixa, se o saque não for realizado no período, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional.

LEIA TAMBÉM: Carro 0 km com desconto: entenda regras de programa e veja lista de modelos

Nesse caso, os interessados terão até 5 anos para fazer uma nova solicitação de retirada à União, seguindo orientações que serão divulgadas futuramente em portaria conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento e Orçamento.

Quem pode sacar o Pis/Pasep?

Atualmente, segundo dados da Caixa Econômica, 10,5 milhões de trabalhadores têm saldo Pis/Pasep disponível para saque.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Têm direito a retirar as cotas quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do Pis/Pasep.

LEIA TAMBÉM: Metade do dinheiro "esquecido" nos bancos ainda não foi resgatado

Desde a publicação da Medida Provisória nº 946/2020, que transferiu os recursos para o FGTS, o saque integral das cotas Pis/Pasep está disponível aos titulares ou beneficiários legais, em caso de titular falecido.

Como consultar e sacar o valor na conta?

Para solicitar o saque, basta o beneficiário abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível” e depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. 

O trabalhador deverá escolher a forma de saque, crédito em conta ou presencial, verificar os dados e selecionar “Confirmar saque”.

O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.

LEIA TAMBÉM: 99 lança categoria que permite negociação de tarifa entre motorista e passageiro

Se o trabalhador for falecido, dependentes pode sacar Pis/Pasep?

Em caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar o próprio aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Clique em “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolha a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”. Junte os documentos necessários e confirme a solicitação.

Caso o trabalhador se enquadre em qualquer hipótese de saque FGTS e tenha conta Pis/Pasep, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.