/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Fecomércio-ES apresenta câmara empresarial com ações para o turismo

Membros da Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo tomaram posse nesta quarta-feira (14), no Palácio Anchieta

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Hélio Filho/ Secom
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) apresentou nesta quarta-feira (14), durante evento no Palácio Anchieta, em Vitória, a Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES). O objetivo é ajudar a fomentar a atividade turística e o desenvolvimento econômico do Estado.

A CET-ES funcionará em parceria com o governo do Espírito Santo, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O evento contou com a presença de Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da CNC.

Durante a solenidade, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que o Estado é naturalmente abençoado:

“A mão de Deus foi generosa com nosso Estado, a cultura e a identidade que a nossa população criou, é um conjunto importante para o turismo”.

Casagrande reforçou a importância de uma maior divulgação do turismo no Espírito Santo. 

“Estamos situados entre estados gigantescos que têm belezas naturais e culturais enormes. O Espírito Santo tem potencial para atrair cada vez mais turistas, enquanto nós preparamos o Estado para os capixabas com obras importantes, como a Orla Azul de Anchieta, o engordamento da Praia de Meaípe, a retomada do Sistema Aquaviário e implantação da Ciclovia da Vida na Terceira Ponte.”

De acordo com Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, a CET-ES vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os 23 membros que tomarão posse no evento são representantes dos diversos setores ligados à atividade turística no Espírito Santo, como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros.

Com José Antônio Bof Buffon como secretário-executivo, a CET-ES será um espaço de priorização e cooperação entre os entes privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado, consolidados e potenciais, com o objetivo de fortalecer o comércio e os serviços, base empresarial da Fecomércio-ES.

A câmara também vai contribuir para a formulação e execução de projetos e políticas públicas de turismo em bases sustentáveis; vai apoiar a formação de recursos humanos para o setor privado e governo, assim como irá propor estudos técnicos para divulgar informações que auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia.

Centro de eventos está entre os planos

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Entre as propostas, os membros da CET-ES já sinalizaram, em primeira reunião no último dia 6, a importância de se discutir a criação de um centro de eventos de grande porte, voltado para o turismo de negócios; também a oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo e a preparação dos destinos para receber os turistas. 

Outro ponto levantado é a importância de que obras de infraestrutura essenciais em rotas turísticas sejam garantidas.

“O turismo é estratégico para a economia do Espírito Santo. O que atrai o turista é a experiência. Estamos preparando o Estado para oferecer a melhor experiência para os turistas. Nosso principal objetivo é colocar em prática uma série de ações, as quais podemos destacar a melhoria na qualidade do atendimento ao turista, oferecendo formação e capacitação no setor comercial; a melhoria no desempenho dos pequenos negócios; e a facilitação do acesso ao crédito”, pontua Buffon.

O presidente Idalberto Moro ressalta, ainda, que a CET-ES fortalece a representatividade da Fecomércio-ES no turismo e amplia as possibilidades de diálogo com todas as instâncias do setor. 

Ele lembra que o movimento de fomentar o turismo no Estado começou com o Vai Turismo, um programa nacional da Confederação Nacional de Comércio (CNC), a qual a Fecomércio-ES faz parte. 

“Foi esse projeto que fez com que o tema tivesse mais notoriedade em pautas nacionais e chegassem a iniciativas regionais, como o Vai Capixaba, que ganhou força e surgiu para o desenvolvimento de ações visando impulsionar os negócios do setor”.

Outra iniciativa que a Federação integra é a Rota Estratégica para o Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035, que reúne especialistas, entidades e o governo do Estado em debates sobre as barreiras existentes no setor de turismo do Estado e as ações para desenvolvimento da pauta, que incluem promoção e comercialização do destino ES, qualificação de colaboradores e empreendedores, investimentos em infraestrutura turística e projetos de governança.

O secretário de Turismo do Estado, Weverson Meireles, frisou a importância da união das instituições para o segmento. 

“É com grande satisfação que vemos a reinstalação da Câmara Empresarial do Turismo. A união de todos os atores do segmento, como trades, entidades, instâncias de governança, gestões municipais, conselhos e o governo do estado, só tem a alavancar o crescimento do setor no Espírito Santo. A Secretaria de Turismo está com diversas ações para este desenvolvimento e só com uma política transversal nós temos a possibilidade de transformar todos os projetos em realidade”.

Saiba detalhes sobre a Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES)

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

– Conta com 23 membros, entre empresários e representantes de setores ligados ao turismo como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros.

– A CET-ES será um espaço de priorização e cooperação, unindo setores privados e políticas públicas para propor ações que vão desde a melhoria da infraestrutura, qualificação profissional e promoção, até incentivos aos empreendimentos.

– Além disso, serão propostas ações como a preparação dos destinos para receber os turistas e oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo.

– A câmara vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança.

– A proposta inicial é que os membros da CET se reúnam uma vez por mês. Esse prazo será estendido para quatro vezes por ano, quando os trabalhos já estiverem consolidados.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.