/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Postos esperam orientação do governo aos Procons sobre desconto no diesel

A dúvida se deve ao fato de o desconto recair sobre o preço nas refinarias e a portaria determinar que os postos de gasolina devem aplicá-lo

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os postos de combustíveis aguardam orientação do governo aos Procons quanto à concessão do desconto de R$ 0,46 por litro de diesel. "A portaria (que determinou o repasse do desconto às bombas) é muito superficial e genérica", disse nesta segunda-feira, 4, o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares. "Não dá para saber o que o governo quer." Ele informou que pediu esclarecimentos nesta segunda ao Ministério da Justiça.

A dúvida se deve ao fato de o desconto recair sobre o preço nas refinarias e a portaria determinar que os postos de gasolina devem aplicá-lo. "Mas os postos não compram das refinarias, eles compram das distribuidoras", disse o executivo. "Só vou conseguir repassar se a distribuidora reduzir o diesel para mim."

Ele acrescentou que há 41.000 postos de combustíveis em todo o País e que esse é, na cadeia do petróleo, o elo onde há maior competição. "Eu quero atender bem aos meus clientes", comentou. "O que eu puder repassar, eu vou repassar."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Miranda disse ter ouvido do Ministério da Justiça que, nesta segunda-feira, os Procons serão orientados sobre como fiscalizar os postos e verificar se o repasse está de fato ocorrendo.

Mais cedo, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, disse que alguns postos ainda comercializam diesel comprado pelo preço antigo, por isso ainda não aplicam o desconto. "Não tenho dúvida que os R$ 0,46 serão repassados", afirmou. A fiscalização do repasse desse desconto e a normalização do abastecimento são as prioridades do momento para o governo, no que diz respeito aos combustíveis.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.