Famílias carentes de Vitória terão cursos com Sesc e Senac para geração de renda
Um termo de compromisso foi assinado com a Prefeitura de Vitória e vai beneficar os inscritos no programa de transferência de renda Vix + Cidadania
Dirigentes do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) assinaram um termo de compromisso com a Prefeitura de Vitória para capacitar famílias que integram hoje o programa Vix + Cidadania, idealizado pelo município para transferência de renda visando segurança alimentar e nutricional de 5,6 mil famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O compromisso foi firmado durante evento que marcou os 69 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), realizado na última sexta-feira (26), no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, e contou com a presença do prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
>>Leia Também: Nova sede da Fecomércio terá espaço para receber até festas de casamento
Os beneficiários do Cartão Vix + Cidadania serão capacitados dentro das atividades do projeto Comunidade Gourmet, que tem à frente o Sistema Fecomércio-ES, por meio do Sesc e Senac, que terão acesso aos cursos, oficinas e demais ações relacionadas ao universo da gastronomia.
O objetivo é desenvolver habilidades culinárias, empreendedorismo, capacitação para uso dos alimentos de forma integral e a geração de renda para os participantes, conforme explicou o presidente da Fecomércio ES, Idalberto Moro.
“O projeto contribui para transformar socialmente a vida das famílias e promover a cidadania. Temos como desafio, a médio prazo, aproximar a gastronomia do dia a dia das pessoas para, no futuro, por meio de unidades móveis do Senac levar também capacitação para jovens em cursos de culinária, possibilitando o acesso da juventude ao mercado de trabalho”, reforçou o presidente Idalberto Moro.
Pazolini agradeceu a parceria e destacou durante o encontro o potencial da Capital capixaba para os negócios:
"Temos hoje uma cidade muito pujante, muito viva. A nossa vocação é o comércio, o turismo, a tecnologia da informação, a prestação de serviços. Estamos nos destacando hoje no Brasil com essas entregas", disse o prefeito.
Mais famílias beneficiadas
Dentre os beneficiários estavam moradores atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Continental, Itararé, Inhaguetá, Santa Martha, Santo Antônio, São Pedro I e II.
Desde o lançamento do programa, 2.807 famílias já foram contempladas. Cada membro recebe, todos os meses, o valor de R$ 112,88 (o equivalente a 8,67% do salário mínimo) para a compra de alimentos, materiais de higiene e limpeza e gás de cozinha.
O benefício é concedido por meio de cartões do tipo vale-alimentação. O cartão funciona em estabelecimentos conveniados da Capital, movimentando a economia local.