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Economia

10 estratégias para alavancar seu negócio nas redes sociais

Sebrae oferece palestras e cursos de graça para os MEIs enfocando melhor uso do Instagram, WhatsApp, Facebook e sites

Iures Wagmaker , Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
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Foto: Divulgação
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Uma postagem, várias curtidas, compartilhamentos e novos clientes aparecem. Essa é a fórmula ideal para qualquer pessoa que aposta nas redes sociais como estratégia de vendas. Levar o produto de forma virtual para a mão dos clientes tem sido uma forma cada vez mais comum, principalmente em tempos de pandemia.

A analista de relacionamento com o cliente do Sebrae-ES, Renata Braga, diz que o microempreendedor deve encarar as redes sociais como aliadas no desenvolvimento dos negócios. E, importante, não tratá-las como um prolongamento de suas contas e perfis pessoais. A abordagem, ali, deve ser outra.

"O que vai fazer a diferença para o seu negócio é o estilo e a maneira como o serviço ou o produto é apresentado. É interessante ter essa consciência de que você está falando com cliente, não com parentes ou amigos", aponta.

Dicas

A pedido da reportagem, ela listou dicas para quem quer empreender usando as redes. Confira abaixo:

1 - Atualize sempre sua página ou perfil

Isso deve envolver tanto o site da marca, do negócio, do serviço e os perfis no Instagram, Face, TikTok, WhatsUpp Business, entre outros. "Uma forma de você atualizar é não publicar e postar somente o produto, mas pensar em assuntos relacionados a ele. Por exemplo, quem lida com venda de açaí, pode postar matérias que abordam benefícios nutricionais da fruta ou sugestões de receitas", aponta.

2 - Produza conteúdo relevante
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Pode ser óbvio mas muitos empreendedores acabam postando variedade de assuntos sem pensar no perfil de seus seguidores. Pesquisar esse perfil torna mais fácil definir e filtrar o que vai nas redes.

3 - Faça vídeos

"O seu público quer te conhecer, quer saber quem você é. Com um vídeo, isso é mais fácil e mais natural. TikTok é um bom ambiente. Que tal um vídeo sobre uma etapa de produção do produto ou serviço? Saber como é feita aquela refeição que a gente pediu ou o projeto de confecção de uma roupa gera muito interesse e engajamento nas redes", aponta Renata.

4 - Stories servem para aumentar a presença

As postagens de curta duração (as chamadas "stories") são outra boa dica para aumentar a presença nas redes. Elas chamam a atenção no Instagram e aguçam a curiosidade sobre o negócio, levando mais gente a conhecer o perfil.

5 - Lives são bem-vindas

Lives (as transmissões ao vivo) são bem-vindas para interagir mais ainda com os clientes. A analista recomenda focar em um assunto específico antes da transmissão e sempre estar atento às interações e perguntas que vão aparecer.

6 - Estratégia de funil de vendas
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A analista Renata Braga explica que funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. "É uma análise que acompanha o passo-a-passo do que leva uma pessoa a se interessar por seu produto e serviço e se transformar num cliente. É interessante a gente ter em mente essa ferramenta útil na condução dos negócios",

7 - Fazer o cliente se sentir acolhido

Muitas vezes as pessoas desistem de uma compra no universo das redes sociais por terem alguma dúvida e não se sentirem esclarecidos pelos canais de atendimento ou pela falta deles. "Não podemos perder essas pessoas de vista, quando elas iniciam um processo de compra. A rede social é você falando com este cliente. É preciso ficar muito atento a como essa interação é conduzida", reforça.

8 - Diálogo entre as redes para facilitar pagamento

Quem quer marcar presença no meio digital não pode achar que seu negócio ou serviço só vai ficar restrito a uma rede específica. É fundamental usar ferramentas para conectar quem está no Instagram e, de repente, por exemplo, quer pagar pelo serviço ou tirar a dúvida usando o WhatsApp. "Há uma ferramenta ótima chamada LinkTree, que pode unir essas plataformas, fornecendo links para acessar uma ou outra, conforme a necessidade", indica.

9 - Regularize seu negócio em meio virtual
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A analista recomenda que o empreendedor regularize o negócio nas plataformas digitais para facilitar as transações e pagamentos online, dando confiança ao cliente. "Isso inclui ter um CNPJ, ter uma conta-corrente de pessoa jurídica e o cartão de crédito estar veiculado com a pessoa jurídica. Essa regularização é sempre bacana para se ter um bom relacionamento com seus parceiros comerciais", reforça.

10 - Aprimore seus conhecimentos: estude!

Lidar com redes sociais exige que o empreendedor esteja sempre por dentro e atualizado sobre o que acontece nesse segmento, que é dinâmico e está sujeito a mudanças e tendências a todo momento. Renata Braga aconselha que o MEI participe de eventos como feiras de negócios em sua área de atuação. "É uma ótima forma de conhecer outros empreendedores, trocar experiências ficando por dentro da trajetória e do dia-a-dia de outros empresários e donos de pequenos negócios", explica. E também é importante administrar as próprias redes, conhecendo o que elas estão entregando. "Fique por dentro das métricas, nos números de seguidores, interações e curtidas, do que suas redes estão rendendo. Para isso, é fundamental fazer um curso especializado", informa, lembrando que o Sebrae-ES fornece mentorias gratuitas dentro deste segmento, em eventos como a Semana do MEI.

Desejo de aprimorar nas redes

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
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A artesã Viviane Gonçalves Mota, moradora de Viana, trabalha com customização de chinelos, chapéus, viseiras e outros produtos. Ela já faz os produtos há cerca de 15 anos, desde que morava em Alagoas. Mas foi quando se mudou para o Espírito Santo, há cerca de três anos, que o trabalho virou uma importante fonte de renda para a família. A grande aposta foi investir nas redes sociais.

"Trabalho em casa e conto com a ajuda do meu esposo para a produção. Todos os pedidos são publicados nas redes sociais e muitos clientes postam fotos usando os produtos. Com isso, eles acabam marcando o perfil do meu negócio e novas pessoas passam a conhecer meu negócio", afirmou.

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

Atualmente, a conta da marca da Viviane no Instagram já soma mais de 11 mil seguidores e grande parte das encomendas são realizadas por clientes que conheceram o trabalho pelas redes sociais. Estratégias como sorteios e publicações pagas foram usadas, mas ela reconhece que é necessário sempre aprender mais.

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"Já participei de palestras sobre o assunto e isso me ajudou muito. Mas eu sei que essa é uma área que está em constante mudança. Quero, sim, me qualificar mais para saber a melhor forma de apresentar meu produto ao cliente e, claro, fazer com que mais pessoas me conheçam e realizem encomendas", disse.

Leia também: Internet é usada por 70% dos empreendedores do ES para aumentar vendas

Imersão nas redes

A analista do Sebrae-ES disse que é um caminho sem volta a inclusão das redes e do ambiente virtual no mundo dos negócios. A pandemia de coronavírus, que trouxe o isolamento domiciliar e limitou a movimentação de pessoas, acabou acelerando esse processo.

"As grandes empresas tiveram que se reinventar e, como elas, os microempreendedores e pequenos negócios também. Aliás, a partir deles, é que tudo foi se modificando. As redes sociais passaram a ter um valor agregado ao negócio bem maior ao que era considerado antes de março de 2020, com a piora da transmissão do coronavírus pelo mundo", relembra Renata.

Cursos gratuitos para as redes sociais

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O Sebrae-ES vai ofecerecer cursos gratuitos on line enfocando as redes sociais. É a programação do "MEI Seja + Digital 2021", que vai desta segunda (24) a quinta (26). Nesta segunda, às 16h, acontece o workshop "Google sem Segredos para Negócios Locais". Às 18h30 é a vez de "Fotografia: como tirar fotos para as redes sociais".

Na terça-feira, às 18h30, o foco vai para o Instagram, considerada a rede queridinha dos tempos atuais, com o workshop "Instagram Para Vender Mais". Na quarta, às 18h30, é a vez de "Criando Posts Impossíveis de Ignorar". A programação se encerra na sexta às 18h30 com "Vendas com WhatsApp Business".

O interessado deve se inscrever e se programar para as aulas clicando aqui: MEI Seja + Digital

Plantão de atendimento gratuito ao MEI

Além dos cursos voltados para pequenos negócios em ambiente digital, o Sebrae vai realizar entre os dias 24 e 28 de maio, juntamente com diversos parceiros, o Plantão de Atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), que será 100% online e gratuito, para todo o Espírito Santo. Os atendimentos acontecerão sempre das 9h às 17h, dentro da chamada Semana do MEI 2021.

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A iniciativa tem a parceria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Espírito Santo (Sescon-ES), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado do Espírito Santo (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), Sindiadvogados-ES, Banco do Brasil, Banestes, Caixa Econômica Federal, Sicoob, EDP e Cesan.

Para terem acesso aos serviços, os interessados devem fazer o cadastro neste site escolher o serviço desejado e se inscrever para participar. As inscrições já estão abertas para que o MEI possa agendar o atendimento, que terá início às 9h da manhã. Clique aqui: Semana do MEI 2021.

Pelo Sebrae/ES, os serviços oferecidos são as consultorias e mentorias gratuitas além de questões burocráticas do MEI e orientações dos protocolos da covid-19 para que o empreendedor venda com mais segurança. A renegociação de dívidas será feita pelos stands das instituições bancárias, da Cesan e da EDP. A Caixa Econômica Federal vai oferecer ainda acesso ao Crédito do Fampe.

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As orientações jurídicas ficaram a cargo da OAB e do Sindiadvogados, e orientações contábeis, fiscais e administrativas ficam a cargo das entidades representativas contadores.







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