/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Compartilhar conhecimento é o nome do jogo da indústria no mundo, diz Coutinho

É preciso, de acordo com ele, estratégias diferenciadas pelos estágios de desenvolvimento de empresas e ecossistemas

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O professor da Unicamp e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta sexta-feira, 18, durante evento sobre inovação industrial, em São Paulo, que a massificação dos programas de Pesquisas & Desenvolvimento (P&D) é o que está em jogo na indústria dos países líderes.

De acordo com ele, países como a Alemanha, por exemplo, onde a P&D existe há décadas, está agora tentando exportar esses programas para o mundo. "Esse é o nome do jogo", afirmou Coutinho ao proferir a palestra "Construindo o Futuro da Indústria" no seminário "A Indústria do Futuro", organizado ela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Revista Exame, em São Paulo.

"Hoje a ciência se internacionalizou. Ninguém mais faz ciência individualmente. Há um compartilhamento do conhecimento nos grandes países industrialmente inovadores", disse Coutinho.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ele afirmou também que hoje todos os países fortalecem os sistemas de Ciências, Tecnologia e Inovação (CT&I), desenvolvem ecossistemas produtivos e inovativos e comentam engenharia e P&D nas empresas.

De acordo com o economista, o Brasil precisa seguir algumas premissas que passam por partir de alguns legados, reconhecer fraquezas e forças, endereçar anseios da sociedade por qualidade de vida e ambiental. "Precisamos construir consenso em torno de uma visão nacional comum", disse o ex-presidente do BNDES.

Coutinho elencou alguns direcionamentos importantes para o Brasil considerar no seu processo de inovação industrial. Esses direcionamentos passam por dar prioridade ao mais alto nível de governo, metas compartilhadas com o setor privado, investimentos na capacitação de pessoas e empresas, aumento da capacidade decisória do Estado, regulações e fomento pró-inovação com segurança jurídica.

É preciso, de acordo com ele, estratégias diferenciadas pelos estágios de desenvolvimento de empresas e ecossistemas.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.