/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Obras do Aeroporto de Linhares deverão ter início ainda no primeiro semestre

Nenhum
audima
audima
O secretário explicou que as licitações dos outros aeroportos regionais deverão ser realizadas via RDC Foto: TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As obras do aeroporto de Linhares deverão ser iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. De acordo com o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, inicialmente serão executadas as obras da pista do aeroporto e, em seguida, deverá ser lançado o edital para a contratação das obras do terminal de passageiros. 

“Linhares teve um processo complexo. Na fase da licitação, tivemos ações judiciais, mas isso foi superado, e ainda no primeiro semestre esperamos iniciar as obras da pista do novo aeroporto. Linhares terá o segundo aeroporto nacional do Espírito Santo”, explica o secretário.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em relação aos aeroportos regionais de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus, Damasceno explicou que os projetos de reforma e ampliação já foram encaminhados ao governo federal, e estão sob análise. A expectativa é de que as obras sejam executadas via RDC, modalidade licitatória semelhante à que deverá ser adotada para as obras do Aeroporto de Vitória, que reduz em até 60 dias todo o processo de escolha das empresas.

“O governo federal fez um pacote para o desenvolvimento dos aeroportos regionais. Eles estão fechando alguns projetos, revisando aqueles que enviamos, e fazendo um RDC para a licitação de outros aeroportos”, afirma.

Os projetos de ampliações dos aeroportos regionais fazem parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável (Proedes). No caso do Aeroporto de Linhares, até o ano passado, as obras estavam orçadas em R$ 30 milhões, sendo 60% oriundos da União, e 40% do Estado.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.