/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Vinhos feitos por capixabas são reconhecidos em prêmio nacional; veja quais

Nove rótulos de Thaís e Paulo Gaudio foram reconhecidos na "Wines of Brazil Awards 2024"

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Vinícola Gaudio
Thaís e Paulo Gaudio
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os vinhos da Vinícola Gaudio, produzidos em Santa Catarina pelo casal capixaba Thaís e Paulo Gaudio, foram destaque no "Wines of Brazil Awards 2024", um dos mais conceituados prêmios do país, anunciado no dia 29.

Foram, ao todo, 9 vinhos premiados em duas categorias: Grand Gold e Gold. Veja a lista dos rótulos ao final de reportagem.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Thaís e Paulo estão produzindo vinhos em Urupema (SC), considerada a cidade mais fria do país, e se dividem entre o Espírito Santo e Santa Catarina. O vinhedo fica a 1.150 metros de altitude e faz parte da Associação Vinhos de Altitude, que possui Indicação de Procedência, assegurando a qualidade e garantia dos produtos.

"Tivemos quase todos os nossos vinhos premiados nas categorias Gold e Grand Gold, estamos muito felizes com o resultado", explicou Thaís Gaudio.

O "Wines of Brazil Awards 2024" é uma premiação independente amplamente reconhecida como ferramenta de orientação do mercado interno e externo para a identificação de vinhos brasileiros de alta qualidade. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O concurso pretende distinguir e dar conhecimento aos consumidores sobre os melhores vinhos produzidos no Brasil e possibilitar a projeção na mídia nacional e internacional da imagem dos melhores vinhos brasileiros e de seus produtores.

Além disso, visa estimular de forma crescente a produção de vinhos de qualidade em solo brasileiro e valorizar o nível técnico e comercial dos vinhos nacionais.

O júri é constituído por 36 jurados. Entre os membros há somente enólogos, sommeliers, educadores, jornalistas e pessoas com certificações de nível avançado e notável conhecimento sobre vinhos, selecionados pela organização, em função da sua reconhecida capacidade técnica.

Vinícola Gaudio

Urupema, a cidade onde fica o vinhedo de 12 hectares arrendado pelo casal Thaís e Paulo Gaudio, é a cidade mais fria do país: a temperatura pode cair abaixo de zero, é uma das raras cidades brasileiras com geadas em todos os meses do ano, e seu microclima mostra acentuada variação térmica no decorrer do dia.

"Isso significa que é comum amanhecer muito frio e em poucas horas a temperatura pode dar sensação de muito calor, registrando uma amplitude térmica entre 15 e 18 graus, o que é excelente para o vinho", contou Paulo.

Confira os vinhos premiados

Categoria Grand Gold:

Donna Malbec 2021
Cedro 2021

Categoria Gold:

Donna Chardonnay 2022
Vitória Chardonnay 2022
Vitória Sauvignon Blanc 2022
Papagaio Charão Rose 2023
Espumante Gaudio Nature Sur Lie
Tatu Dourado (Laranja) 2023
Vitória Tinto 2022     

LEIA TAMBÉM: Evento reúne empresários para debater inovações do agronegócio

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.