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Economia

Mais da metade de usuários de app da Caixa não tem direito a auxílio emergencial

Ferramenta tem recebido uma enxurrada de críticas por parte de usuários, que alegam que não conseguem ter acesso ao auxílio devido a falhas no sistema

Redação Folha Vitória
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Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
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A Caixa Econômica Federal informou que mais da metade dos usuários do aplicativo Caixa Tem, que dá acesso ao auxílio emergencial de R$ 600, é composta por cidadãos que não têm direito ao benefício. Segundo o banco, o aplicativo registrou milhões de acessos nos últimos dias.

Esse grande número de acessos pode ter contribuído para o mau funcionamento da ferramenta, que nos últimos dias tem recebido uma enxurrada de críticas por parte de usuários. Eles alegam que não conseguem ter acesso ao auxílio devido a falhas no sistema.

A Caixa recomenda que somente os brasileiros que receberam o auxílio emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app Caixa Tem. Por meio de nota, o banco informou também que tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. 

Os aplicativos dos bancos que permitem pedir os benefícios prometidos pelo governo federal estariam apresentando problemas pelo menos desde o dia 15. No site Reclame Aqui, as queixas contra a Caixa passaram de 1.217, entre 1º e 22 de abril do ano passado, para 6.822, no mesmo período deste ano — um salto de 460%. Na última quarta-feira (22), críticas ao aplicativo Caixa Tem apareceram entre os assuntos mais citados no País na rede social Twitter.

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Nas lojas de aplicativos, as reclamações também se acumulam. Na Google Play Store, do sistema operativo Android, o aplicativo tem nota 1,8 (em escala que vai de um a cinco), em avaliação feita por 410 mil usuários. No sistema da Apple, a nota é 1,6 e foram 44,2 mil avaliações até a manhã da última sexta-feira (24).

Pagamento do benefício

Nesta semana, teve início o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital. O objetivo do escalonamento foi justamente evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.

Entretanto, agências em diversas partes do país registram grandes filas e aglomerações de pessoas que, segundo a Caixa, não fazem parte do público-alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. Levantamento da Caixa aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nesta segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.

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A Caixa ressaltou a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o seguinte calendário:

28 de abril – nascidos em março e abril 

29 de abril – nascidos em maio e junho 

30 de abril – nascidos julho e agosto 

04 de maio – nascidos em setembro e outubro 

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro 

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