/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Quase metade dos contribuintes do ES ainda não declarou Imposto de Renda, diz Receita Federal

A expectativa no Estado é de entrega de 565 mil declarações até o dia 30, mas por enquanto somente pouco mais de 314 mil foram feitas

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quase metade dos contribuintes no Espírito Santo ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda. Faltando apenas uma semana para o encerramento do prazo, que é no próximo dia 30, somente 314.445 contribuintes acertaram as contas com o leão, representando 55,65% no Espírito Santo, segundo a Receita Federal. Como a expectativa é atingir 565 mil, é importante que os capixabas se apressem.

Caso chegue na terça-feira (30), último dia do prazo, e faltar algum documento, a dica dos profissionais de contabilidade é enviar a declaração assim mesmo para não perder o prazo. Assim, a pessoa pode fazer uma declaração retificadora posteriormente.

De acordo com a Receita Federal, é comum de 40% a 50% dos contribuintes deixarem para entregar a declaração do Imposto de Renda na última semana do prazo. Mas, quem não fizer isso até o último dia, vai pagar multa que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros de mora.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além da multa, o CPF do contribuinte que não entregar a declaração fica suspenso. Nesse caso, se a pessoa tiver um problema com o título de eleitor, por exemplo, terá que regularizar a situação primeiro com a Receita Federal para depois acertar com a Justiça Eleitoral.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.