/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Levy diz esperar 'recuperação do crescimento' impulsionada por exportações

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Washington - A declaração que o Brasil apresenta na plenária deste sábado, 18, do Comitê Monetário Financeiro Internacional (IMFC, na sigla em inglês), órgão máximo que dá as diretrizes políticas para o Fundo Monetário Internacional (FMI), assinada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirma que dada a diversidade da força de trabalho, o vigor do setor privado brasileiro e a solidez do sistema financeiro do país, a equipe econômica espera "uma realocação relativamente rápida de recursos e a recuperação do crescimento", impulsionada pelo crescimento das exportações, entre outros fatores, de acordo com o documento, divulgado nesta sexta-feira, 17.

Economia mundial

A economia mundial tem sido incapaz de dar sinais fortes de recuperação da crise nos últimos meses, o que traz a perspectiva de que prevaleça um "novo medíocre" cenário de crescimento. A afirmação está presente na declaração que o Brasil apresentará na plenária deste sábado, 18, do IMFC.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Nesse período de transição para um ambiente de maior estabilidade, as autoridades monetárias deveriam prestar mais atenção aos recentes movimentos do petróleo, do câmbio e das taxas de juros, defende Levy. "Não está claro como a economia global vai se ajustar a essas mudanças e quem serão os perdedores e ganhadores desse cenário", conforme o documento divulgado hoje, antecipadamente.

Para Levy, a mudança de modelo econômico da China é possível e faria bem ao mundo. O país asiático busca alterar sua fonte de crescimento das exportações e investimentos para o consumo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.