/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Técnicos do IBGE se reúnem com economistas

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Economistas do mercado financeiro estão reunidos nesta terça-feira, 15, com técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na capital paulista, para sanar dúvidas sobre a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) reformulada, que passará a ser divulgada em maio.

De acordo com o convite enviado aos analistas, o seminário tratará da reformulação da PIM - Produção Física do IBGE, que em breve iniciará a divulgação dos índices, considerando a versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e a atualização da estrutura de ponderações, amostra de produtos e informantes. Atualmente, a pesquisa tem como referência a CNAE 1.0. A mudança promoverá alteração nas nomenclaturas e inclusão de produtos não cobertos pelo levantamento.

Os profissionais do Rio de Janeiro se encontraram na segunda-feira, 14, com os técnicos do IBGE. Segundo um dos participantes do encontro, a reunião foi totalmente "técnica" e serviu para esclarecer dúvidas ainda não compreensíveis pelo mercado sobre a reestruturação da PIM, como a atualização dos setores conforme a CNAE 2.0 e a divulgação da série retroativa da pesquisa até 2002.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo uma fonte ouvida pelo Broadcast, serviço de informações da Agência Estado, um ponto que ainda não era conhecido em relação à mudança é que o item smartphones terá categoria própria. "Tablets e Bio Combustíveis também serão incluídos, mas de forma separada. Ainda informaram que haverá mais uma categoria, a de Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas, relacionada à indústria naval", disse o economista.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.