/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Mais de 20 mil postos de trabalho no Espírito Santo em quatro anos

Nenhum
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Projetos privados em fase de construção ou em processo de licenciamento ambiental vão injetar na economia do Espírito Santo um montante de US$ 30 bilhões e gerar mais de 20 mil postos de trabalhos nos próximos quatro anos. O principal setor beneficiado será o de petróleo e gás natural e indústria naval.

O levantamento, que foi feito pela DVF Consultoria para o Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec), aponta como exemplos os investimentos do Estaleiro Jurong Aracruz, que tem contratado o fornecimento de sete navios-sondas para a Petrobras, além do Complexo Gás Químico, em Linhares; as bases portuárias da Edison Chouest e Itaoca, em Itaipava; e o Porto Central, numa parceria com o Porto de Roterdã, em Presidente Kennedy.

O diretor da DVF, Durval Vieira de Freitas, lembrou ainda importantes projetos que deverão incrementar os investimentos até 2018 no Estado, como a entrada em operação da oitava Usina de Pelotização da Vale, na Grande Vitória; a quarta usina da Samarco, em Anchieta; e a retomada do terceiro Alto Forno da ArcelorMittal Tubarão, na Serra.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ele destacou também que os empreendimentos relacionados no estudo serão responsáveis pela geração de aproximadamente 25 mil trabalhadores durante o período da construção e mais 16 mil na operação.

A cadeia de abastecimento das plantas industriais no Estado é constituída por 1.242 empresas, das quais 398 empresas compõem a indústria de base capixaba, empregando mais de 62 mil trabalhadores. Elas possuem uma capacidade mensal de produção de: 63 mil toneladas de estrutura e caldeiraria, 2 milhões de homens/hora em montagem e manutenção; e 370 mil homens/hora em gerenciamento de obras e engenharia.

“As empresas capixabas evoluíram e atualmente exportam bens e serviços para diferentes obras em diversos estados brasileiros. Existe espaço para atração de novas empresas e expansão das empresas atuais nos segmentos de fabricação de bens e materiais, em especial, para os setores de petróleo e gás e indústria naval”, lembrou Durval Vieira.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Metal
As perspectivas futuras para a indústria metalmecânica serão debatidas durante a Mec Show 2014 – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação, considerado o maior evento do segmento no Estado, que acontece entre os dias 22 e 25 de julho, no Carapina Centro de Eventos.

Com a presença de representantes de empresas locais, nacionais e internacionais, a 3ª Conferência de Petróleo e Gás e da Indústria Naval irá apresentar e debater as oportunidades de negócios a serem desenvolvidos entre os fornecedores locais e os principais players do mercado.

“A proposta é focar em palestras sobre os investimentos na área de petróleo e gás, abordando ainda a indústria naval e a cadeia de abastecimento. A feira serve ainda como espaço para interação entre os fornecedores e os contratantes, que podem participar de Rodadas de Negócios e visitas técnicas”, lembrou o coordenador da Mec Show 2014, Marcos Milanez Milaneze.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer-ES), Manoel Pimenta, cada dia mais o setor se consolida como um dos mais importantes do Estado e do Brasil. “Muitas obras industriais de grande porte estão sendo edificadas com empresas capixabas e o segmento tem a oportunidade de apresentar a qualidade e diversidade de seus produtos e serviços. A feira é uma vitrine para as empresas que fornecem produtos na área”.

A Mec Show 2014 – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação vai reunir cerca de 180 expositores e deve atrair mais de 17 mil visitantes durante os quatro dias de feira. O evento é uma parceria do Sindifer-ES e do Cdmec, com realização da Milanez & Milaneze em parceria com VeronaFiere. 
 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.