/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

IBGE: amostra da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua não precisa ser alterada

Nenhum
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Rio - Os técnicos que trabalham na revisão da metodologia de cálculo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) já ventilam que não haverá necessidade de interromper o calendário de divulgações ou fazer mudanças na amostra para conseguir atender às exigências da lei complementar que determina a renda domiciliar per capita - produzida pela pesquisa - como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A informação foi divulgada pelo Coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, responsável pela Pnad Contínua.

"Já foi ventilado por esses grupos que estão trabalhando, e principalmente pela equipe que desenvolve o trabalho de apuração da Pnad Contínua, que o processo de apuração e divulgação da Pnad Contínua não vai atrapalhar nesse processo de estudo para poder atender ao FPE", afirmou Azeredo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As próximas divulgações da Pnad Contínua foram canceladas pela direção do IBGE na quinta-feira da semana passada, sob o argumento de que era necessário concentrar esforços numa força-tarefa para atender à exigências previstas na lei. O coordenador esclareceu que há dois grupos técnicos trabalhando na revisão da metodologia da pesquisa para assegurar a obtenção do indicador que atenda à demanda legal: um especializado no cálculo do rendimento e o outro focado na definição da amostra.

"Já fizemos a primeira reunião com a presidente do IBGE, que já fazia parte desse grupo (de rendimento). E agora vai haver reunião também do grupo de amostra, para dizer se tem ou não a necessidade de mexer na amostra para poder fazer esse atendimento (à lei). O grupo (de amostra) já adiantou que talvez não seja necessário mexer nessa metodologia de amostra da Pnad Contínua para calcular o rendimento", explicou Azeredo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O grupo responsável pela amostra tem reunião marcada para esta quinta-feira, 17. O próximo passo será a elaboração de um documento pelas duas áreas sobre a necessidade ou não de alterações na pesquisa para a obtenção da renda domiciliar per capita com intervalo equalizados entre as unidades da Federação.

Quanto à data marcada para uma resposta do corpo técnico ao conselho diretor do instituto, que ficou de rever a decisão da suspensão da Pnad Contínua com base em um parecer técnico, Azeredo disse que não há previsão ainda, mas que os servidores correm contra o tempo num esforço de manter a divulgação de 3 de junho. "O mais rápido possível", declarou o coordenador. "Uma vez que o grupo tomar a decisão, vai ser divulgado para a direção do IBGE, que vai estar informando à sociedade", acrescentou.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.