Por que é importante sua marca ser lembrada? Veja casos de sucesso no ES
Especialista em economia comportamental orienta o que fazer para uma marca ter sucesso. Conheça o que fazem empresas que se destacam há décadas no mercado
No shopping, no mercado ou até mesmo na internet, na hora de adquirir um produto ou um serviço, pode ser que alguma marca, instantaneamente, se desenhe dentro da cabeça.
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Para isso acontecer, no entanto, há um trabalho minucioso nos bastidores de cada empresa, buscando ser lembrada pelos clientes.
Em casos emblemáticos no Brasil, ocorre até mesmo do nome ser a referência de produto: Bombril, para esponja de aço; Band-aid, para curativo adesivo; ou Chiclets, para goma de mascar.
Na Língua Portuguesa, esse fenômeno é uma figura de linguagem chamada metonímia. Mas, no mundo do mercado, a palavra é outra: sucesso.
Especialista em economia comportamental, a professora universitária Vanessa Torres fala da influência que uma marca bem lembrada pode exercer durante a escolha dos consumidores. Para conquistar a memória dos clientes, vale ainda o velho ditado "quem não é visto, não é lembrado".
"A gente precisa pensar que toda compra é uma tomada de decisão. Toda decisão é uma escolha. Toda escolha implica em abrir mão de algo. Escolher não é tão fácil assim, é o que chamamos de paradoxo de escolha: há tantas possibilidades, que a pessoa chega a paralisar por não saber o que escolher", explica.
Ela complementa dizendo: "Nesse sentido, a marca é importante porque ela facilita o caminho para a tomada de decisão do consumidor. Quando o cliente já conhece a marca e tem experiência, ele sofre menos, porque o cérebro já indica uma rota de qual produto e qual marca comprar.".
Produtos Regina e Café Numero Um fazem sucesso
Exemplo de sucesso e há 82 anos no mercado, a Buaiz Alimentos garante um espaço na despensa das cozinhas capixabas. A vice-presidente da empresa, Eduarda Buaiz, avalia essa construção da marca perante os clientes e diz que inovar é um dos segredos.
"Temos um DNA que une tradição com inovação. Buscamos criar uma experiência diferenciada do consumidor com nossos produtos, estreitando cada vez mais nossa relação e fortalecendo laços afetivos. Hoje, nossos produtos Regina e Café Numero Um estão na mente e no coração de famílias capixabas, fazendo parte do dia a dia delas", contou.
E é nesta experiência que mora a fidelidade do cliente. Porque, para além de uma lembrança, o consumidor precisa ter motivos para adquirir o produto novamente.
Segundo a professora Vanessa Torres, a marca precisa provar que é boa e chegar ao coração do consumidor.
"Não adianta bombardear de conteúdo e não entregar o produto. O caminho é chegar no coração do consumidor, para que ele entenda que faz sentido abrir mão de outras coisas para escolher a sua marca. Na experiência, a marca tem que provar que é boa. Se tiver um discurso bonito, mas uma ação que não completa, vai tudo por água abaixo", explicou.
Segundo a vice-presidente da Buaiz Alimentos, uma marca forte é definida pela confiança e admiração do consumidor e ser forte significa ter o reconhecimento do trabalho.
"Alcançamos isso tendo uma equipe engajada e comprometida em fazer o melhor, com investimentos em modernização, expansão e melhorias contínuas, desenvolvendo produtos de excelência", finalizou.
Cooperativa na saúde dos capixabas
A cooperativa médica Unimed Vitória
Dejair Cordeiro, diretor de mercado da Unimed Vitória, explicou que o segredo para ser lembrado é a valorização dos clientes.
"Essa trajetória é marcada pela valorização dos nossos clientes, dos nossos médicos cooperados, dos nossos colaboradores e dos nossos parceiros. A Unimed Vitória entende e faz questão de mostrar, em cada ação, que é feita de gente e que trabalha por gente. É por isso que nós buscamos evoluir, a fim de oferecer o melhor cuidado", contou.
Ainda de acordo com o diretor, como cooperativa, a marca segue os princípios de gestão democrática, autonomia, educação, conhecimento, intercooperação e interesse pela comunidade.
"A construção de uma marca forte passa necessariamente pela necessidade de conhecimento profundo do nosso público. Entender as dores, as necessidades e as expectativas dos nossos clientes é que nos permite criar uma conexão de valor", finaliza.
O diretor conclui: "Do mesmo modo, para se consolidar, uma marca precisa ser fiel aos seus princípios e valores. O tempo passa, nós evoluímos, apresentamos novos serviços, alcançamos novos mercados, mas os nossos valores e a nossa razão de existir, continuam sendo os mesmos".
Shopping Vitória: marca já possui 30 anos na Capital
Ponto de referência, local de encontros, compras, trabalhos, eventos e localização com uma vista para a Baía de Vitória, o Shopping Vitória é, também, um exemplo de marca cravada na memória dos capixabas.
De acordo com o diretor-geral do Shopping Vitória, Raphael Brotto, um dos motivos que faz a marca ser conhecida é a diversidade de ofertas e serviços que os consumidores podem encontrar concentrados em um só lugar.
"O Shopping Vitória é muito mais que um centro de compras. Possui serviços como agências de turismo, casa de câmbio, centro médico, casa lotérica, pet shop, salão de beleza, estética automotiva, barbearia, esmaltaria, dermoestética, chaveiro, mercado, padaria, academia, caixa eletrônico 24h, feira agroecológica, oficina de ajuste de roupas e calçados", explicou.
O serviço é outro detalhe que a professora Vanessa Torres comenta para que uma marca seja lembrada pelos clientes. Nas palavras dela, "para permanecer na festa, a festa precisa estar boa".
Dessa forma, o que vai realmente mandar na escolha é a experiência entregue ao consumidor pela marca. E isso é que pensa e executa o Shopping Vitória.
"Uma marca longeva, com forte conexão com o público capixaba. Para alcançarmos esse lugar no coração do público foi necessário desenvolver um amplo planejamento, que passa pela construção do propósito de ser único na vida dos capixabas, se mantendo relevante no seu dia a dia", contou o diretor-geral do centro comercial.
Pesquisa Marcas Ícones contempla 81 categorias
Para entender como as marcas são vistas pelo público capixaba, todos os anos a Rede Vitória realiza a pesquisa Marcas Ícones. Neste ano, o estudo alcança sua 13ª edição e os resultados serão divulgados no dia 26 de março.
Foram registradas as respostas espontâneas das pessoas com a seguinte pergunta: “Que marca lhe vem à cabeça quando se fala em (categoria)?”.
Neste ano, são 81 categorias, de acordo com as seguintes áreas: Alimentos e Bebidas; Artigos para Casa; Artigos Pessoais; Educação; Empreendedorismo; Imóveis, Construção e Reforma; Lazer; Moda; Saúde; Serviços Especializados, e Veículos.
Para a pesquisa foi realizada uma amostra definida pela Futura com base nos critérios do IBGE para a Grande Vitória. As entrevistas foram realizadas de 26 a 29 de fevereiro de 2024.
Em 2024, o tema da pesquisa Marcas Ícones é "Para chegar ao topo, tem que tocar o coração”, com o objetivo de reforçar o caráter afetivo das marcas mais lembradas.
A ideia é mostrar que as pessoas não compram apenas produtos ou serviços, mas sim valores que as marcas representam e com os quais estão alinhados.
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