/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Desconto na conta? Saiba os direitos de quem enfrenta a falta d'água na Grande Vitória

O Procon de Vitória realiza uma ação no Centro de Artes e Esportes Unificados, na Grande São Pedro, para orientar a população sobre a falta d'água na região

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os moradores e comerciantes da Grande São Pedro, em Vitória, continuam sem água. O abastecimento já vinha apresentando problemas desde o fim de semana e, na última segunda-feira (28), foi interrompido na região e em outros bairros da Capital, de Vila Velha, de Cariacica e de Viana.

A Nubia Moreira mora no bairro São José e contou que a rotina tem sido difícil nos últimos dias. A mãe dela, Dona Virgília, de 73 anos, é acamada. Ela sofreu três AVCs e, por isso, precisa dos cuidados da filha. Entre os mais importantes, está a higienização. Mas sem água em casa, não dá nem para tomar banho.

"É difícil ver ela querendo tomar banho, e não ter como. Estava difícil até para encher um balde, porque não estava caindo nada. Hoje cedo caiu um pouco, enchi um tanque. Falaram que ia normalizar a tarde, mas não normalizou. A água para beber estou tendo que comprar. É triste", desabafou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além de não ter como cuidar da mãe como precisa, Nubia mal está conseguindo se alimentar. Ela contou que não tem água potável nem para cozinhar. A moradora de Vitória precisou dar o resto de comida que estava na geladeira para a mãe comer. 

LEIA TAMBÉM: Após paralisação, moradores ainda reclamam da falta de água na Grande Vitória 

Ela não é a única que enfrenta dificuldades. Maria Elza inaugurou um restaurante no bairro São Pedro há dez dias, mas agora está com as portas fechadas. Sem água para cozinhar e limpar o estabelecimento, ela já estima um prejuízo de cerca de R$ 1.500.

"Inaugurei no dia 20. Ontem e hoje, eu não tenho água para cozinhar. É uma situação inexplicável. A Cesan não pensa em ninguém. Isso aqui é um negócio, eu preciso de clientes. Não foi fácil para mim estar aqui hoje. Tenho que pagar os meus funcionários", disse emocionada. 

Procon pode ser acionado após problemas no abastecimento de água

Em situações com essa, os moradores afetados podem procurar o Procon para buscar os seus direitos. O órgão de defesa do consumidor de Vitória, por exemplo, montou uma ação de atendimento à população dos bairros afetados pela falta d'água na Grande São Pedro. A ação acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro Santo André.

LEIA TAMBÉM: Bairros continuam sem água e Cesan usa carros-pipa na Grande Vitória

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

De acordo com a gerente do Procon, Denize Izaita, o órgão enviou uma notificação recomendatória para a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para que a distribuição de água fosse restabelecida e para que fosse disponibilizado um meio alternativo para o fornecimento de água de forma gratuita e segura.

"Além disso, foi solicitado que a companhia de água, Cesan, abstenha-se de realizar a cobrança no período em que o serviço estiver suspenso", destacou. 

Morador com problemas no abastecimento tem direito a desconto na conta? 

Outra recomendação importante é para que os moradores fiquem de olho nas contas quando chegarem. Segundo a gerente do Procon, em caso de falhas no abastecimentos, as taxas não podem ser cobradas.

"A água é um serviço essencial. Como é essencial e é prestado por órgão públicos, através das concessionárias, ele tem que ser adequado, seguro, eficiente e continuo. Se você recebe um pinga-pinga na sua casa, não recebeu com regularidade, você não pode ser cobrado. É interessante que o consumidor anote os dias que houve desabastecimento ou abastecimento irregular. Em todos esses dias, deverá haver desconto nas contas. Caso não haja, as pessoas podem procurar o Procon", explicou. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Nesta quinta-feira (03), a equipe do Procon estará no local novamente, durante a tarde, para continuar o trabalho com a população, verificar os serviços e registrar as reclamações.

A Cesan destacou que a cobrança pelo serviço de abastecimento só ocorre quando a água é fornecida. O diretor operacional da Cesan, Thiago Furtado, garantiu que nesta quarta-feira (02) o reabastecimento de água está acontecendo. Caso o morador enfrente problemas, pode acionar a companhia pelo telefone 115.

"Situações pontuais ainda podem ocorrer. Esses casos devem ser acionados no número 115, que imediatamente a Cesan vai estar disponibilizando caminhões-pipa para atender a população", disse.

O que tem causado o problema da falta d´'agua? 

A Cesan informou, em nota, que a falta d'água na Grande São Pedro vem ocorrendo porque o sistema que atende a região está sofrendo baixas pressões. Segundo a companhia, técnicos vêm atuando para encontrar a causa e restabelecer a normalidade no fornecimento de água.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Ainda de acordo com a Cesan, o problema foi agravado na última segunda-feira (28) pela falha no fornecimento de energia pela EDP, concessionária de energia elétrica, que provocou a interrupção do abastecimento para diversos bairros de Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória.

A EDP, no entanto, informou que enviou uma equipe para inspecionar a rede e constatou uma falha interna em um dos equipamentos que pertence a Cesan. Segundo a EDP, o reparo foi realizado pela própria Cesan.

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.