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Economia

'É preciso pensar do ponto de vista do aluno'

Estadão Conteudo

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Uma plataforma online para treinar professores à distância, com mais de um século de tradição em educação. Trata-se do serviço britânico TES Institute, utilizado por mais de 11,5 milhões de educadores no mundo, com foco especial em países de língua inglesa. Seu chefe é o britânico Lorde Jim Knight, ex-ministro da educação no governo de Gordon Brown. Desde 2015, ele tem a tarefa de comandar o braço digital da TES Global, revista de educação criada em 1910.

"Damos às escolas a chance de construir talentos e materiais próprios, em vez de importar conhecimentos", disse Knight ao Estado. Sua experiência na área, com a capacidade de resolver problemas complexos da educação do País, chamou a atenção de estudantes brasileiros da Universidade Stanford. Ele será um dos convidados da Brazil at Silicon Valley, conferência prevista para os dias 8 e 9 de abril, na Califórnia. O evento é apoiado por nomes como o do empresário Jorge Paulo Lemann e o do apresentador Luciano Huck.

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Em Stanford, Knight discutirá como a inovação pode ajudar a treinar professores em qualquer lugar e melhorar a eficiência do ensino. Na plataforma, além de receber orientação, os educadores podem também divulgar seus trabalhos - como provas, exercícios e apresentações - e oferecê-los a colegas.

Ao Estadão, Knight já deu pistas de como pretende "atacar" o problema: "O Brasil é um país de escala - e quanto mais professores se tem, mais faz sentido usar uma plataforma online, de grande alcance", diz ele. Mas ele evita respostas fáceis. "Cada país tem uma realidade e é importante pensar a educação do ponto de vista do estudante."

O que é o TES Institute?

Nosso papel é manter os professores informados, colocando-os em contato com materiais escolares e facilitando a conexão entre eles. Acreditamos no poder da educação de qualidade - e o treinamento de profissionais é responsável por metade desse resultado. Hoje, temos 11,5 milhões de usuários, em vários países de língua inglesa.

Como foi criar um braço digital em uma empresa centenária?

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Tivemos uma grande jornada para abraçar a tecnologia e passar a ser um negócio de software. Hoje, temos a maior coleção de treinamento online em língua inglesa e uma relação estreita com as escolas, dando a elas a chance de construir talentos e materiais próprios em vez de importar conhecimentos de universidades.

O Brasil tem estatísticas ruins em educação. Como plataformas digitais podem aumentar a eficiência do País na área?

Estive no Brasil algumas vezes. Para mim, o que funciona em um país não necessariamente funciona em outro: temos diferentes pontos de partidas, apesar dos conhecimentos e desafios serem universais, como a retenção de professores. É importante pensar a educação do ponto de vista do estudante. Os alunos têm diferentes históricos e isso faz com que as classes tenham panos de fundo diferentes. Por isso, treinar professores importa. O Brasil é um país de escala - e quanto mais professores se tem, mais faz sentido usar uma plataforma de grande alcance. Outra vantagem é que o conteúdo online pode ser constantemente atualizado, não é algo imutável como uma apostila impressa.

Qual é o maior desafio de um professor hoje?

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Vivemos uma época de mudanças sem precedentes. Quando fui à escola, era diferente: se você se dedicasse e passasse nas provas, teria uma vida estável. O sistema de educação ainda é baseado nesse conceito, mas hoje a única certeza é a incerteza: não sabemos como serão as profissões do futuro.

Muita gente critica o uso de tecnologia nas salas de aula. O que sr. acha disso?

Sabemos que a tecnologia tem grande potencial. Mas precisamos garantir que o ensino seja feito de um humano para outro humano - como ferramenta, a tecnologia deve ser usada de forma estratégica.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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