/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Demanda interna por bens industriais recua 0,3% em janeiro, diz Ipea

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O consumo de bens industriais recuou no primeiro mês do ano, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea mensal de Consumo Aparente (CA) de bens industriais recuou 0,3% em janeiro ante dezembro.

O indicador é obtido através da produção industrial doméstica mais as importações, excluídas as exportações. No trimestre móvel terminado em janeiro, porém, o resultado permanece positivo, alta de 1,8%.

Entre os componentes do consumo aparente, a produção doméstica líquida das exportações recuou 0,7% na passagem de dezembro para janeiro, enquanto as importações de bens industriais cresceram 5,8%.

Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador avançou 6,8%. Em 12 meses, o crescimento acumulado é de 4,0%.

A demanda por bens industriais mantém o ritmo de crescimento mais intenso que o da produção industrial nacional medida pela Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ressaltou o Ipea, em nota.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com relação às classes de produção, a extrativa mineral foi o destaque negativo, recuando 14,1% em janeiro ante dezembro, após uma alta de 5% no mês anterior. A demanda por bens da indústria de transformação avançou 1,9% na passagem de dezembro para janeiro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.