/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

China vai avançar com reforma tributária em 2015, diz primeiro-ministro

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Pequim - O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, prometeu seguir adiante com a reforma tributária do país neste ano, incluindo o uso generalizado do imposto sobre valor agregado (IVA) e a expansão dos tributos sobre recursos naturais, para ajudar a reequilibrar a economia e promover a preservação ambiental.

"Vamos devotar sérios esforços para a conclusão da reforma tributária, substituindo o imposto corporativo pelo IVA", disse Li, em discurso no Congresso.

A reforma do IVA, que teve início em 2012, de forma experimental, é um dos alicerces da estratégia do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) para reequilibrar a economia, diminuindo a ênfase na manufatura de capital intensivo e conferindo maior destaque ao setor de serviços.

Pelo programa, as empresas na China pagam imposto apenas sobre a porção com valor agregado, o que, de modo geral, resulta em tributação menor do que com o imposto corporativo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo Li, o imposto sobre recursos naturais também passará a ser cobrado sobre mais tipos de commodities. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.