/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Projeto de duplicação da BR-262 deve ficar pronto até o fim de 2024

Essa é a expectativa do governo do Espírito Santo, que espera que as obras no trecho capixaba da rodovia comecem no ano que vem

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), que também é secretário de Estado do Desenvolvimento, afirmou nesta terça-feira (27), que o projeto de engenharia visando à duplicação da BR-262, no trecho que corta o Espírito Santo, deverá ser finalizado em entregue até o final deste ano, para, em seguida, serem iniciadas as obras na via.

A previsão foi apresentada durante a participação de Ferraço no Fórum CNT de Debates – Edição Regional, organizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Vitória, do qual participaram representantes do setor de transporte, além do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

"Nós estamos imaginando que até o final deste ano o projeto de engenharia possa estar concluído. Apesar de não ser uma tarefa do governo do Estado (elaboração do projeto), não podemos deixar de acompanhar. Tenho muita esperança de que até o final do ano, este projeto estando pronto, que a gente possa ter, para 2025, um sinal mais concreto", disse.
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Ainda de acordo com o vice-governador, a BR-262 se tornou, junto com BR-101, um dos principais desafios para o Espírito Santo, especialmente no que se refere ao desenvolvimento a partir das melhorias feitas em suas rodovias.

"Essa rodovia é desafiadora, por sua questão de engenharia; ela foi levada ao mercado, mas o mercado não se manifestou estimulado a apresentar propostas. É uma rodovia que recebeu investimentos em algum momento, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) embargou as obras, alegando problemas na engenharia", destacou Ferraço.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O último andamento no impasse acerca da duplicação e adequação da BR-262, conforme sinalizado pelo vice-governador nesta terça-feira no evento da CNT, foi a contratação, por parte do ministro dos Transportes, Renan Filho, de novo projeto de engenharia visando as obras na rodovia.

"O ministro Renan Filho, no início do ano, com apoio da nossa bancada federal, contratou novo projeto de engenharia para a BR-262, que até onde sei, não será um projeto trabalhando a duplicação do início ao fim, mas também vai priorizar terceiras faixas em alguns pontos da via", frisou.
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória

Projeto autorizado pelo governo federal no ano passado

Em junho do ano passado, o governo federal autorizou a elaboração dos projetos de adequação da BR-262.

Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória

Quando anunciou a decisão, o governo federal destacou que, com investimento de R$ 22,2 milhões, a iniciativa englobaria propostas para duplicação e restauração do trecho de 180,6 quilômetros de pistas simples, entre o município de Viana, no Espírito Santo (km 15,9), e a divisa com Minas Gerais (km 196,5).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Também é citada no projeto a elaboração do estudo de impacto ambiental/relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) referente à rodovia. 

A duplicação da rodovia trará benefícios na redução dos custos operacionais e ambientais do transporte rodoviário, diminuirá os riscos de acidentes, facilitará a mobilidade urbana e rural e contribuirá com a geração de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia do Espírito Santo.

Entre as soluções propostas na contratação para elaboração do projeto básico de engenharia, destacam-se a implantação de interseções em dois níveis, vias elevadas, passarelas para travessia de pedestres, túnel rodoviário para transposição de segmento de relevo extremamente acidentado e a duplicação das 17 pontes ao longo do trecho. 

A elaboração dos projetos ficará a cargo do Consórcio Pedra Azul, constituído por quatro empresas de engenharia.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.