Espírito Santo fecha 2023 com vendas acima da média nacional
Os dados são do relatório da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que analisa os indicadores de vendas do comércio varejista do Estado
Apesar das quedas e diferenças de preços ao longo do ano, o comércio capixaba finalizou 2023 com um acumulado positivo na quantidade de vendas, avançado em 3,0%, enquanto a média nacional foi de 1,7%.
Os dados são do relatório da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que analisa os indicadores de vendas do comércio varejista do Espírito Santo.
Ainda de acordo com a pesquisa, no conceito ampliado, a média do Brasil foi de 2,4%, enquanto a média capixaba ficou em 9,3%.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Queda no final de ano
Durante o mês de dezembro, porém, o país registrou uma queda de apenas 1,3% no conceito restrito, enquanto o Espírito Santo caiu em 14,3%.
No conceito ampliado, a queda do Brasill foi de 1,1%. A do Estado, no entanto, foi de 6,9%.
Segundo a análise da PCM pela equipe Connect, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a queda do indicador em dezembro pode estar relacionada ao expressivo crescimento observado em novembro, impulsionado pela Black Friday.
O mês de novembro apresentou um aumento de 13,9%, no conceito restrito, e 5,0% no conceito ampliado, ressaltando a importância das estratégias promocionais, como a Black Friday.
Os resultados de dezembro, porém, podem ser associados término das promoções. As vendas, que tradicionalmente acontecem em dezembro, podem ter sido deslocadas para novembro, indicando uma tendência de consumo das famílias capixabas em relação a promoções.