/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Vitória Stone Fair: evento mostra força do setor no ES e Brasil

Bons números capixabas no setor de rochas ornamentais justificam a realização no ES da maior feira de mármore e granito da América Latina.

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Líder nas exportações nacionais e responsável por quase 82% de todas as comercializações de rochas ornamentais para o exterior, o Espírito Santo vai mostrar a força desse setor na 20ª edição da Vitória Stone Fair, entre os dias 7 e 10 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina, na Serra.

No Estado, o setor é responsável por gerar cerca de 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. No Brasil, o segmento movimenta US$ 5 bilhões por ano, entre equipamentos, insumos e serviços, fechando 2022 com faturamento de US$ 1,28 bilhão em exportações.

Foto: Divulgação

Segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (CentroRochas), o país é o quinto maior produtor, atrás somente de China, Índia, Turquia e Irã, e gera cerca de 480 mil empregos diretos e indiretos no setor.

O segmento se firma como um dos responsáveis por movimentar a economia nacional, fazendo com que o Brasil seja referência mundial em exportação e qualidade de pedras cada vez mais exóticas e com fino acabamento.

“O Espírito Santo é o maior polo de rochas ornamentais do Brasil, reunindo as maiores empresas do setor, tanto em número de marcas quanto em investimento em tecnologias. E ainda temos o município de Cachoeiro de Itapemirim, que é o maior polo de processamento de rochas da América Latina”, afirma a CEO da Milanez Milanese, Flavia Milaneze, organizadora da Vitoria Stone Fair.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O destaque positivo do Espírito Santo não é apenas no tipo de materiais, mas em toda cadeia produtiva que atua na transformação do produto. De acordo com o Sindirochas, o estado conta com 1.600 industrias, entre os segmentos de extração, beneficiamento, comércio, serviços, fabricação de máquinas, equipamentos e insumos, dentre outros.

Em evidência está o município de Cachoeiro de Itapemirim, que possui uma das maiores jazidas do país e é reconhecido pelo enorme parque industrial de rochas ornamentais, reunindo a maior concentração de empresas do ecossistema da América Latina. No entanto o setor está presente nos 78 municípios do Espírito Santo (considerando-se a extração, beneficiamento e comercialização).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Por esse motivo, o estado é palco para a maior feira de mármore e granito da América Latina, a Vitória Stone Fair, cujo sucesso se reflete nas oportunidades geradas para a economia tanto do setor de rochas ornamentais quanto dos negócios e serviços da região.

Serviço

Vitória Stone Fair 2023

Data: de 7 a 10 de fevereiro

Local: Pavilhão de Carapina, Serra

Horário: de terça a quinta-feira, das 10 às 18 horas, e sexta-feira, das 10 às 16 horas

Credenciamento: site da Vitória Stone Fair

Obs: evento voltado exclusivamente para profissionais do setor de rochas e da construção, incluindo arquitetos e designers

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.