/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Produção de Itaipu atinge 8,5 mi de MWh em janeiro, melhor resultado para o mês

O número de janeiro reforça o otimismo da direção da hidrelétrica de produzir acima de 90 milhões de MWh no acumulado de 2016, uma marca que não é alcançada há dois anos

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
A falta de chuvas nos anos seguintes reduziu o ritmo de produção da hidrelétrica Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - A usina de Itaipu, principal fonte geradora de energia do Brasil, produziu 8,5 milhões de megawatts-hora (MWh) em janeiro, maior nível já registrado pela hidrelétrica para o primeiro mês do ano. A marca supera os 8,445 milhões de MWh registrados em janeiro de 2012 e os 8,390 milhões de MWh de 2011, antigos recordes.

O número de janeiro reforça o otimismo da direção da hidrelétrica de produzir acima de 90 milhões de MWh no acumulado de 2016, uma marca que não é alcançada há dois anos. O recorde histórico da hidrelétrica foi registrado em 2013, quando a produção atingiu 98,6 milhões de MWh entre janeiro e dezembro.

A falta de chuvas nos anos seguintes reduziu o ritmo de produção da hidrelétrica, uma parceria entre os governos brasileiro e paraguaio. Mas desde a segunda metade de 2015, com a incidência do El Niño, o volume de água na região Sul voltou a crescer, o que permitiu a intensificação das atividades de Itaipu. "Com o fenômeno El Niño atuando de forma intensiva no Brasil, a expectativa hídrica é boa para toda a região Sul do País", afirma a companhia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em nota, a diretoria da Itaipu destaca que, além da geração acumulada recorde para meses de janeiro, o primeiro mês de 2016 ainda foi marcado por produções diárias "bem acima do normal". A contribuição de Itaipu para o sistema elétrico interligado do Brasil e do Paraguai chegou a 320 mil MWh por dia.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.