Porto da Imetame alinha primeira parceria privada da Transpetro
Complexo portuário que fica em Aracruz deverá ser usado pela empresa de transporte da Petrobras para passagem de petróleo entre navios
A Transpetro está prestes a embarcar na primeira parceira direta com um porto privado, no Espírito Santo. A subsidiária de transporte da Petrobras assinou com a Imetame um memorando de entendimentos para avaliar o arrendamento de dois berços no Complexo Portuário Multiuso da empresa que está sendo construído em Aracruz. O objetivo é expandir suas operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (ship to ship) a partir do Estado. A posição geográfica é um dos maiores atrativos, já que porto capixaba fica no centro da costa brasileira.
De acordo com o gerente executivo de Desenvolvimento de Novos Negócios e Comercialização da Transpetro, Gustavo Rosindo, a estatal vem buscando a diversificação e fechou 2023 com R$ 600 milhões em novos negócios.
No ano passado, foram mais R$ 500 milhões. “Essa é a orientação que a gente tem, de buscar novos negócios. Essa é uma oportunidade que nós temos a intenção, se tudo correr bem nos estudos mais aprofundados, de concretizar essa parceria com a Imetame”, disse Rosindo.
Se a parceria for confirmada, o que deve ocorrer até o final do primeiro semestre deste ano, a Transpetro pretende expandir as soluções logísticas a partir do Estado, que tem uma posição estratégica, próxima das bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo.
A Transpetro é responsável por 70% das operações de transbordo de petróleo e derivados no Brasil. Em 2023, foram realizadas 872 operações, movimentando 44 milhões de metros cúbicos, e em 2024 houve um crescimento de 7,6%, para 939 operações.
Negócio será apresentado ao mercado
O acordo entre as empresas já passou pelas fases de avaliação técnica do empreendimento e negociação das bases comerciais. As etapas seguintes contemplam a apresentação da solução logística ao mercado e serão conduzidas ao longo dos próximos meses.