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Economia

Navio de montadora chinesa pode trazer 100 mil carros elétricos e híbridos para o ES

A embarcação, batizada de BYD Explorer Nº 1, foi projetada exclusivamente para a exportação de veículos, que chegarão ao Brasil pelo Porto de Vila Velha

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
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Foto: Divulgação
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Um navio cargueiro da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) deve entregar até 100 mil carros elétricos e híbridos no Porto de Vila Velha durante o ano de 2024. A embarcação foi projetada exclusivamente para a exportação de veículos. 

A embarcação, batizada de "BYD Explorer Nº 1", é um navio de contêineres de 200 metros de comprimento, 38 de largura e 9 de calado e tem capacidade para transportar até 7 mil veículos por viagem. 

"Nós vamos trazer uma quantidade significativa de carros por meio deste navio. A intenção de se criar este navio foi porque a BYD já está com um movimento muito grande e não gostaríamos de depender de outros armadores. Não sei exatamente quando vai ser lançado, mas a ideia é ter um navio próprio para o envio dos carros para o Brasil", afirmou o gerente regional de vendas da BYD, João Paulo de Barros

De acordo com o gerente, a ideia é que o navio atraque nos portos capixabas ainda no ano de 2024, mas ainda não há uma data firmada para o início das operações da embarcação em direção ao Brasil. 

Veículos entram no país exclusivamente pelo Espírito Santo 

Os carros elétricos e híbridos da BYD chegam ao Brasil exclusivamente pelo Porto de Vila Velha e pela Vports, antigo Porto de Vitória, na Capital. Após desembarcados, os veículos são distribuídos a outros mercados espalhados pelo país. 

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De acordo com o gerente regional, a ideia de descarregar os veículos no Estado surgiu há cinco anos, quando ele entrou para as fileiras da BYD. As facilidades dos portos agradaram os executivos da empresa. 

Ele conta que o próprio presidente da companhia chinesa esteve no Espírito Santo para avaliar a viabilidade de trazer os veículos para terras capixabas, o que acabou sendo bem recebido. 

A ideia de ter um navio próprio, segundo o gerente, é garantir a autonomia da empresa nas importações ao Brasil, uma vez que depender de outros prestadores de serviço poderia prejudicar a companhia, em caso de problemas ou até mesmo greves. 

Ainda de acordo com ele, a operação terá início ainda neste ano de 2024, mas o fluxo de importação pode mudar bastante no Espírito Santo, uma vez que a empresa abrirá em janeiro de 2025, uma fábrica nacional em Camaçari, na Bahia. 

"Esta operação começará seguramente em 2024, mas a partir de 2025, teremos a produção destes carros no Brasil, lá em Camaçari. A partir do momento em que começarmos a produzir os carros lá, não devemos mais importar. Ainda vamos importar algumas coisas", relatou. 

Vila Velha é o principal mercado consumidor

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O município de Vila Velha é o principal mercado consumidor de carros elétricos ou eletrificados, os chamados híbridos, que funcionam por eletricidade ou combustíveis fósseis, da BYD. 

De acordo com Leonardo Simões, diretor comercial da BYD do grupo Águia Branca, a cidade representa 4,10% de market share, no Brasil, isso significa que de 100 carros vendidos pela empresa, 4 estão em Vila Velha. 

Isso representa um valor três vezes maior do que a empresa representa no próprio Brasil, que seria de 1,4%, em comparação às vendas de carros convencionais no país. 

O volume de carros vendidos tanto no Espírito Santo, quanto no Brasil, de acordo com ele, no entanto, tem aumentado consideravelmente. 

"O Espírito Santo terminou 2022 com 11 carros BYD vendidos, contra 793 em 2023. Já no Brasil, foram 235 carros em 2022 e 17.849 no passado", afirmou. 

Ainda este ano, de acordo com Simões, um novo modelo será lançado, chamado Dolphin Mini. O lançamento deve ocorrer em fevereiro ou março e o valor do veículo está estipulado em R$ 100 mil. 

Navio ajuda participação da empresa em mercados-chave, diz secretário de Vila Velha 

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De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, a nova embarcação é fundamental para garantir a presença da empresa no mercado brasileiro, considerado um dos mais importantes pela companhia chinesa. 

“Em um cenário marcado pela escassez de grandes navios, agravado pela aposentadoria de embarcações mais antigas durante a pandemia, a BYD passou a enfrentar desafios logísticos e elevados custos de exportação. Por isso, a montadora espera que sua frota de navios – que incluirá mais sete novas embarcações nos próximos dois anos – facilite e amplie sua presença em mercados-chave, incluindo o Brasil, consolidando assim o sucesso alcançado em 2023, quando superou a Tesla em vendas nos Estados Unidos”, disse. 

Ainda segundo Colodetti, a empresa pretende com a nova embarcação conseguir um novo horizonte de mercado, uma vez que a China se tornou o principal exportador de veículos do mundo. 

“No ano passado, a China se tornou a maior exportadora de veículos do mundo e sua indústria automotiva segue em crescimento. O navio de carga da BYD, gerenciado pela Zodiac Maritime, é uma peça fundamental na estratégia de expansão da empresa". 

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