/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Seis em cada dez famílias brasileiras começaram 2020 endividadas, aponta Confederação Nacional do Comércio

O último levantamento, realizado em novembro do ano passado, mostra que cresceu o número de brasileiros com 'nome sujo' após 10 meses de queda

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Organizar a vida financeira está no topo da lista de desejos para o ano novo de muitos brasileiros. Segundo especialistas, planejamento e disciplina é o segredo para quem espera terminar 2020 no azul.

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta que 60% das famílias no Brasil estão endividadas. De acordo com o levantamento, 30% dos brasileiros estão inadimplentes.

Segundo o economista Wallace Willis, colocar no papel os gastos e também o quanto há no saldo bancário pode fazer a diferença na hora de fechar a conta anual. "Verificar o saldo na conta e saber as despesas mês a mês, anotar os gastos de todos da família e perceber a capacidade de gasto e poupança da família durante o ano é importante para essa organização". 

O último levantamento, realizado em novembro do ano passado, mostra que cresceu o número de brasileiros com nome sujo após 10 meses de queda. Segundo a CNC, 17% dos entrevistados disserem que não têm como pagar todas as contas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ainda segundo a pesquisa da CNC, o endividamento é maior nas famílias que ganham menos. Entre os brasileiros que ganham até 10 salários mínimos, 65% acumulam dívidas. Já nas famílias que somam renda superior a 10 salários mínimos, o endividamento é de 45,6% e apenas 8% estão com o nome sujo. 

Com informações do repórter Laércio Campos, da TV Vitória / Record TV!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.