/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Agricultura: China autoriza importação de melão do Brasil

Se o Brasil conquistar 1% do mercado chinês, o volume de exportações da fruta deverá dobrar

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Ministério da Agricultura informou que a Administração Geral de Aduana da China (GACC) publicou comunicado, em sua página oficial, nesta quinta-feira (22), autorizando a importação de melão do Brasil.

Em novembro, o Brasil fechou acordo com o país para viabilizar a exportação da fruta. "O governo brasileiro ainda não foi notificado oficialmente, mas a medida entrou em vigor hoje", disse. "A China ainda irá publicar a lista de fazendas e estruturas de embalo para exportação (packing houses) certificadas para a venda ao mercado do país."

Conforme a pasta, técnicos da GACC inspecionaram fazendas produtoras de melão no Rio Grande do Norte e no Ceará entre os dias 12 e 17 de janeiro. "O objetivo da visita foi verificar as plantações nas áreas livres da mosca-da-fruta nos estados."

A China consome cerca de metade da produção mundial, o equivalente a 17 milhões de toneladas em 2017. Se o Brasil conquistar 1% do mercado chinês, o volume de exportações da fruta deverá dobrar, diz a pasta. "Em 2018, o Brasil exportou cerca de 200 mil toneladas de melão para diversos países, como Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Rússia e União Europeia. A safra brasileira coincide com a entressafra na China."

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.