/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Falta de chuva pode causar apagão elétrico no Espírito Santo

Segundo engenheiro eletricista do Crea-ES, Governo não está reagindo com a velocidade necessária e deveria investir em energia eólica e solar

Nenhum
audima
audima
Usinas hidrelétricas do ES reduziram sua capacidade de operação devido às secas Foto: Divulgação/Prefeitura
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Mal começou o ano e o orçamento já está apertado para as indústrias e consumidores em geral. A falta de chuva impactou na geração de energia, forçando o governo a aplicar a bandeira tarifária e, consequentemente, aumentando os custos. Além disso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) prevê riscos de faltar eletricidade. 

Em 2014, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico já havia informado que algumas hidrelétricas brasileiras operavam com menos da metade da capacidade, em virtude da seca. No Espírito Santo, as hidrelétricas de Santa Maria e Suíça estão em nível baixo, reduzindo a capacidade de operação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo o engenheiro eletricista Olavo Botelho Almeida, “o Governo não está reagindo com a velocidade de nossa necessidade. Investimentos em energia eólica e solar já deveriam estar sendo feitos. Além disso, nosso povo não foi educado com a questão de economia. Por isso, o impacto é ainda maior”.

No Brasil - Um relatório divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que o Governo Federal deveria decretar de imediato um racionamento para cortar 5% do consumo no país, em razão do baixo nível dos reservatórios.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.