/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Copa 2022

Álbum de figurinhas educativo vira febre em escola de Vila Velha

O álbum, produzido por capixabas, traz textos sobre a origem de cada mascote dos países que participam do Mundial e levanta temas para serem trabalhados em sala de aula, como símbolos nacionais, história, geografia, cultura e ciência

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação | Colégio Vicentino São José
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

No embalo da Copa do Mundo, uma escola de Vila Velha lançou um projeto com um álbum de figurinhas personalizado para levar conhecimento e diversão às crianças. O álbum, produzido por dois capixabas, traz textos explicativos sobre a origem de cada mascote dos países que participam do mundial e levanta temas de diversas áreas do conhecimento para serem trabalhados em sala de aula, como símbolos nacionais, história, geografia, cultura e ciência.

O projeto é desenvolvido no Colégio Vicentino São José para os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 

Para completar o álbum, os estudantes recebem os pacotes com figurinhas à medida que completam suas atividades na escola ao longo do mês.

"Os alunos aderiram a ideia e estão muito animados com o projeto, ficam ansiosos pra receber as próximas figurinhas", conta a pedagoga da escola Michele Dipré.
Foto: Divulgação | Colégio Vicentino São José

Além de todo o conhecimento contido no álbum, o objetivo do projeto pedagógico "Cola Comigo no São José" é fomentar a interação entre as diferentes salas, com a tradicional troca de figurinhas no intervalo das aulas.

LEIA TAMBÉM: Após 28 anos, moradores de Cariacica se reúnem para torcer pelo Brasil

Segundo a pedagoga, a escola tem metas de atividades onde o estudante receberá os pacotes de figurinhas semanalmente.

"Eles se esforçam nas tarefas para conseguirem receber as figurinhas. E se o aluno não cumprir com a meta do dia, ele recebe posteriormente, no final todos irão receber e preencher completamente o álbum", contou.

Ao todo são 36 figurinhas: 32 dos países, e quatro figurinhas extras, com os mascotes de cada ano do projeto que, segundo a pedagoga da escola, foram definidos através de um concurso entre os alunos na aula de Artes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo Michele Dipré, o álbum também traz páginas com história do esporte, mapa-múndi, dados estatísticos dos países e sobre seus diferentes idiomas.

"Além da interação entre alunos com as trocas de figurinhas, os mascotes e textos do álbum levantam temas das mais diversas áreas que serão trabalhados em sala de aula: localização no Mapa do Mundo, história do futebol, informações sobre países que participam da Copa", explicou.

Álbum de figurinhas é produzido por dupla capixaba

Foto: Divulgação | Colégio Vicentino São José

O álbum de figurinhas de 28 páginas, produzido pela dupla capixaba Thiago Egg e Gabriel Vogas, conta com os mascotes dos países participantes do evento mundial, que são criações próprias dos artistas, para motivar a aprendizagem de forma lúdica.

LEIA TAMBÉM: Novo livro de capixabas brinca com planetas e ensina diversidade a crianças

Os artistas já haviam feito uma versão do álbum em 2018 de maneira independente em Vitória e, na ocasião, chamaram a atenção pelo conteúdo da produção. Eles também são autores do livro “Golo”, que foi adotado pela mesma escola no primeiro semestre com as turmas do 3º ano.

Foto: Divulgação | Colégio Vicentino São José

*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, sob supervisão de Daniella Zanotti

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.